A corôa inglesa reagiu e tor
Para aqueles que se aventuram no inglês com sotaque britânico, aqui está um pequeno documentário muito interessante sobre o que acontece em Londres hoje:
http://www.palladiumboots.com/exploration/london-pirate-radio
E há até um filme (circuito comercial) que c

Um outro documentário mais antigo, que se encontra no youtube, mostra como a coisa acontecia nos 90 (respectivamente Parte1, 2 e 3):
http://www.youtube.com/watch?v=Ve9iwhLwXJk
http://www.youtube.com/watch?v=PZ3UTr9Sgcs
http://www.youtube.com/watch?v=aa_w0FirVoI
Porém a história sempre se repete, os meios de informação e entretenimento "oficiais" não dão conta da diversidade de interesses existente e então, como uma reação a essa demanda, surgem esses movimentos independentes. É o que acontece hoje em Londres. As rádios piratas tocam música urbana, hip hop, musica latina, etc. Bandas e DJs locais tocam dentro das próprias rádios para uma audiência ávida pela novidade, pelo diferente.
Depois das rádio piratas o entendimento sobre a liberdade de expressão se modificou e deu origem a uma classe de rádios chamada de rádios livres. Por trás delas, também está a ansiedade gerada pela homogenização (globalização) cultural mas principalmente está a ansiedade pelo direito à liberdade de expressão. Uma expressão livre principalmente em relação à política mas também cultural.
Esse é um assunto, cuja discussão não acaba aqui. Enquanto houverem governos ou grupos querendo calar as diversidades e minorias, haverão homens querendo falar. E o jogo de gato e rato continua. Um jogo de gato e rato inusitado porque o gato e o rato, nesse caso, são os próprios homens.
Para ler mais:
http://www.offshoreradio.co.uk/sre1.htm